Almôndegas de Lentilha

  Essa receita é simplesmente deliciosa e agrada os mais difíceis paladares, seja pela incrível textura ou pelo sabor, é a receita perfeita para servir pra família toda num almoço de domingo por exemplo e olha que nem entramos no fator nutricional, extremamente nutritiva, proteica e cheiinha de fibras! É importante aproveitarmos os alimentos em sua forma original, integral, aqui nessa receita nenhum produto refinado é utilizado, se prepare pra anotar os ingredientes!

foto1.jpg

  A receita está dividida em 2 partes, entre o molho e a massa da almondega.

 

  Para o molho você vai precisar de:

De 5 a 6 tomates
2 dentes de alho
Sal a gosto
Orégano a gosto
3 colheres de sopa de azeite

  Para as Almondegas:

1 xicara de lentilhas (deixe de molho por 8h)
2/3 de xicara de aveia em flocos finos (normais)
de 1/2 a 1 xicara da agua do cozimento da lentilha
1 "ovo" de linhaça ( 1 colher de chá de linhaça + 2 colheres de sopa de agua)
1/2 xicara de alho poró ou cebola
4 dentes de alho
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de café de cúrcuma
1 colher de sopa de salsa
1 colher de café de cominho
1 folha de louro
sal a gosto

foto3.jpg

  Primeiro vamos começar levando os tomates para assarem, ele será o nosso molho. Essa técnica de preparar o molho é incrível, me poupa muito tempo na cozinha e o sabor é excepcional, não tem acidez e todos os sabores ficam muito equilibrados!

  É só picar grosseiramente os tomates e o alho, adicionar o azeite, o sal  e o orégano e levar para o forno (médio/alto) por cerca de 15 minutos! Enquanto o molho vai se preparando sozinho você vai agilizando a outra parte da receita, e é disso que eu gosto, funcionalidade e praticidade! 

foto2.jpg

  Enquanto os tomates assam, pique o alho e o alho poró, em seguida leve para a panela com todos os temperos, refogue,  aqui nós vamos cozinhar a lentilha( ja demolhada e escorrida) por cerca de 5 minutos com água até cobrir! É isso mesmo, apenas cinco minutos após levantar fervura.

foto5.jpg

  Após as lentilhas serem cozidas escorra a água, se possível reserve, preparei o "ovo" de linhaça com ela, por isso essa corzinha bonita..
Em uma tigelinha adicione a linhaça e as colheres da água (quente) espere alguns minutos até ficar como um gel consistente, essa técnica serve para infinitas receitas que você precise dar liga.

É certeira!

foto6.jpg

Essa é a cara das lentilhas cozidas por 5 minutos, no ponto perfeito ( isso é essencial para a receita) prove e veja que ela estará al dente.

foto7.jpg

  Com ajuda de um processador, triture a lentilha ate ficar assim, esfareladinha, em seguida ela estará pronta pra adicionar a aveia, a água e a linhaça, adicione a água aos poucos e vá sentindo a textura tem que estar firme o suficiente para moldar, também não pode estar ressecada a ponto de desmanchar, adicione água de acordo com essas instruções

foto8.jpg

  Quando a massa estiver no ponto certo, faça as bolinhas e disponha sobre  uma forma untada, em seguida leve ao forno que já estará pre aquecido por conta dos tomates, por cerca de 30 minutos, vire as almondegas se o seu forno não tiver grill, quando estiverem douradas, é porque estarão prontas!

foto9.jpg

  Para o molho, leve os tomates para o liquidificador ou processador com uma xícara de água mineral filtrada, feito isso, apenas corrija o sal e leve para a panela pra aquecer na hora de servir. 

foto10.jpg

  Pronto! Um prato super nutritivo e saboroso rende incríveis 20 almondegas! Acompanhados de massa ou qualquer outro acompanhamento.

 

Serve 5 pessoas
Rende 20 unidades
Tempo de preparo: 1h

 

Não deixe de conhecer nossa:


person.png